Toda intervenção em Espaço Confinado e uma situação critica para qualquer empresa e dependendo das características do espaço confinado pode envolver muitas pessoas e muitos equipamentos.
Por isso, é importante que a empresa cumpra alguns regulamentos específicos conforme a Norma Regulamentadora (NR) 33, do Ministério do Trabalho e ainda tem a (NBR) 16577:2017, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que traz mais detalhes, abordando equipamentos, sistemas e procedimentos seguros para o trabalho em espaços confinados. Cumprir as normas é uma medida fundamental para que a empresa reduza os riscos e a ocorrência de acidentes, e antes de cada intervenção é feito a Análise Preliminar de Risco (APR) e na Permissão de Entrada de Trabalho (PET), tem que ser feito com muito critério.
Por isso, os cuidados abrangem o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC), que devem ser definidos de acordo com as particularidades de cada espaço confinado e tipo de trabalho exercido.
Para garantir a segurança dos trabalhadores, a empresa deve tomar diversas medidas, principalmente ao mapear riscos, definir estratégias e ter os equipamentos necessários para o trabalho em espaço confinado e muitas vezes ainda contar com uma equipe de resgatistas.
A SUBMONT tem em sua equipe de colaboradores profissionais altamente capacitados para desenvolver atividades em espaço confinado como, vigias, supervisores e resgatistas.
Uma equipe de resgatistas para acompanhar e auxiliar nos sistemas de acesso ao espaço confinado tendo em vista que os riscos devem ser controlados no início, durante e finalização da atividade.